segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Na Inglaterra, habilidade verbal de crianças bilíngues é superior à de crianças monolíngues



O jornal The Sunday Times deste domingo, 25 de setembro, traz uma reportagem muito interessante sobre a habilidade verbal de crianças bilíngues comparada com a de monolíngues. Segundo Jean Gross, consultora do governo inglês para assuntos relacionados à cominicação e habilidades verbais, muitas crianças inglesas chegam à escola com menos habilidade para falar inglês do que crianças de minorias étnicas. A consultora destaca que a capacidade de comunicação de crianças tem piorado, especialmente nas famílias mais pobres, mas que os bilíngues, que falam inglês como segunda língua, representam uma exceção a essa regra. Diretores de escolas primárias inglesas confirmam que crianças monolíngues geralmente têm um inglês menos desenvolvido do que crianças que aprendem inglês como segunda língua.

A explicação da especialista é que muitas crianças aprendendo inglês como segunda língua vêm de famílias que vêem educação como uma coisa importante e portanto geralmente levam seus filhos para a biblioteca, lêem para eles e têm outros hábitos que nutrem seu desenvolvimento linguístico. 

Desde 2005 houve um aumento de 58% no número de crianças com problemas de desenvolvimento da fala no Reino Unido, com muitas em idade escolar sendo incapazes de pronunciar palavras simples ou formar frases. Cerca de 10% destas têm uma dificuldade biológica.

Diretores de várias escolas inglesas acham que o desenvolvimento linguístico mais avançado de crianças de minorias étnicas pode ser consequência de elas terem uma educação bilíngue. O diretor de uma escola do sul de Londres diz que muitos dos alunos monolíngues no jardim de infância sabem menos palavras em inglês do que os alunos bilíngues. A diretora de uma escola em Milton Keynes conclui: “Algumas crianças que têm inglês como segunda língua são excepcionalmente boas quando elas têm segurança na sua primeira língua.”

O artigo está disponivel online apenas para assinantes do jornal The Times/The Sunday Times.



.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...